segunda-feira, 22 de setembro de 2008

5 º - Como escrever um texto?

Algumas pessoas têm me perguntado, porque é que não volto a escrever um texto? Sinceramente, não tenho uma resposta objectiva e clara para vos dar. Gosto de escrever, é um facto. Mas outro facto completamente diferente, é que gostar de escrever não implica escrever duma forma diária nem a todo o tempo. Quando escrevo um texto, seja ele de que tipo for (sério, cómico, dramático, etc.) gosto de o planear, de definir o que vou escrever e, talvez, mais importante do que isso ainda, a forma como o vou escrever.
Por isso, quando escrevo um texto, para achar que ele foi bem conseguido, há três “requisitos” (palavra que eu tanto oiço em direito) que gosto de ver verificados. São eles:

1- Ter uma ideia.
2- Desenvolver essa ideia e definir a forma como ela deve ser abordada.
3- Por fim, escrever essa ideia que quero, da forma que quero.



No fim, analiso tudo e posso pensar uma de duas coisas: “ Não, não foi isto que eu quis, não é isto que eu pretendo “ e nesse caso não guardo o texto, ou, por outro lado, penso algo deste género “ Parece – me bem, o texto está no ponto! “


E pronto, é assim, para mim, que se escreve um texto bem conseguido … ou então não!






Cumprimentos,Morais.

2 comentários:

Anónimo disse...

ahahha os requisitos dos contratos etc etc xP
proposta vs aceitação... simulação... interpretação da lei... etc etc!!!
eu quando escrevo um texto, sai-me tudo na hora ;) talvez por ser inspirado numa pessoa especial e não escrever por escrever!

Morais disse...

lol. Percebo o teu ponto de vista Fran! Por exemplo o meu 6º post, nao foi obviamente pensado, saiu m tudo na hora.. mas tb nao é um texto que demore muito a fazer lol =).