domingo, 26 de abril de 2009

30 º - Lebre vs Tartaruga?

Admiro as fábulas e aquelas histórias míticas que os pais nos contam quando na estamos na nossa, pura e inocente, infância. Espero um dia poder contar aos meus filhos também essas histórias. Essas e outras. Mas acho que mais importante do que contar as histórias, é explicar uma conclusão lógica e racional que se possa extrair delas. Sempre vi por isso com curiosidade aquela, velha e máxima, história da lebre e da tartaruga.
Sempre vi, ainda, com mais curiosidade a conclusão que as pessoas tiravam desta história. As pessoas chegavam à conclusão que todos devíamos fazer como a tartaruga, correr devagarinho, ir aos poucos e poucos fazendo as coisas, para no fim tudo sair bem! A Lebre sempre foi e sempre será a má da fita, por ser preguiçosa e por esperar por facilidades na, tão famosa, corrida.
Tenho que vos dizer, que estou algo céptico em relação a esta conclusão. Mentia-vos se dissesse o contrário. Na minha opinião, mais moderada talvez, penso doutra forma. Dois argumentos me separam da opinião partilhada por muita gente na nossa sociedade. Gostava (1) de ser como a Lebre, para aproveitar a sua velocidade, a sua capacidade de resistência, mas por outro lado também gostava de ter algumas características da tartaruga como a sua inteligência, a sua capacidade de trabalho e de persistência. Juntar as características duma e outra, seria perfeito. Mas como a perfeição não existe, há que analisar as coisas duma outra perspectiva.
Por isso (2), se me dessem a escolher entre uma ou outra, preferia ser a Lebre. Pois é preciso ser-se, mesmo, muito burra(o) para não perceber que mais vale correr durante 5 minutos e ganhar logo a corrida, descansando depois, do que ir dormindo e correndo aos poucos sem, na realidade, nenhum resultado prático. Assim preferia ser a Lebre pois, apesar de não ter uma inteligência por ali além, acho que conseguiria ter a inteligência suficiente para perceber que era melhor despachar logo a corrida e festejar a vitória com uma bela taça.




Com os melhores cumprimentos, Morais.

3 comentários:

Filipe disse...

a Lebre é como o Sporting, despacha tudo numo instante, pena é quando adormece antes do jogo acabar lol
Curiosamente a tartaruga encaixa melhor na filosofia do Paulo Bento (com tranquilidade)

Morais disse...

LOL. Sim, de facto encaixa .. aos poucos e poucos o Paulo Bento vai acumulando os títulos que têm para ganhar.

Cate disse...

Então és o chamado Chico-Esperto ;)