sábado, 31 de outubro de 2009

38 º - "Cabeça Organizada! "

Outrora me disse uma vez um professor na universidade: “o segredo para ter sucesso passa por ter a cabeça organizada “. Com isto, é como se abríssemos a porta para o sucesso… Por isso, em homenagem a essa grande máxima, aqui ficam três ideias (que espero) serem organizadas. Ou melhor, que provenham duma cabeça organizada.

1 - Acho engraçado que sempre que vejo um filme ou uma série, nenhum (ou nenhuma) deles me é indiferente. Há sempre uma mensagem, qualquer que seja ela, a tirar. Mais engraçado ainda é constatar as diferentes mensagens que nos vão sendo proporcionadas. Acho que essa é uma característica típica das séries. Num determinado episódio, reflectimos sobre algo e chegamos a uma conclusão. Mas depois de mais 2 ou 3 episódios, podemos chegar a uma conclusão completamente diferente. Acho este fenómeno algo curioso. Parece que nos tenta induzir em erro. É como se nos dissessem que isto deve ser feito de determinada maneira e depois, no minuto seguinte, dizem-nos que deve ser feita doutra completamente diferente. Conclusão: Nada de precipitações!

2 – Outro aspecto particular dos filmes e das séries, é a sua capacidade sorrateira de nos fazer tomar atitudes. Não acredito que haja alguém que vendo uma série ou um filme que o(a) marque, não seja capaz de não pensar, pelo menos, em tomar determinada atitude em relação a um certo aspecto específico da sua vida (normalmente esse aspecto baseia-se no aspecto que é retratado no filme). Gostava de ter essa capacidade sinceramente. A de ver um filme ou uma série e me ser completamente indiferente. Ver apenas aquilo por ver. Não formular opiniões posteriores sobre isso. Via um episódio de Californication ou de How I Met Your Mother e pronto… ficávamos por ali. A seguir via mais um episódio e pronto …that’s it. Morria ali o assunto. Não queria que o episódio tivesse qualquer substrato, que me fizesse pensar sobre alguma coisa.

3 – Não quero ser chato e estar sempre a bater na mesma tecla mas, acham as atitudes que tomamos em função disso descrito (por mim) anteriormente válidas? Sim, porque muitas das nossas atitudes (por vezes nem nos apercebemos disso) são tomadas em função disso. Dum filme, duma série, dum livro ou até, duma simples frase, que nos diz muito. Não acho isso certo. Acho que é uma maneira enganadora e traiçoeira de nos ajudar, sinceramente. Porque as coisas e as circunstâncias nunca são iguais. E as circunstâncias que nos levaram a que interpretássemos determinada mensagem são diferentes das circunstâncias que se passam na nossa vida. Poderão ter algo semelhante, mas são diferentes. E por serem diferentes, as nossas atitudes tomadas em função disso não serão talvez as melhores. De facto, atitudes são atitudes… não se devem considerar como melhores ou piores. Mas o que distingue uma atitude melhor duma pior, entre outras factores (claro), é ela ser genuína… e se há uma mensagem (não criada por nós) por detrás dessa atitude, ela jamais poderá ser genuína.

Deixo, para quem quiser, um espaço de reflexão sobre isto. Aceitam-se opiniões!


Com os melhores cumprimentos, Morais!

1 comentário:

Filipe disse...

acho que me enganei no blog xD
Realmente é verdade que nos deixamos influenciar por factores externos, mas isso não é necessariamente mau e, a meu ver, não torna as nossas acções menos genuínas. Se fossemos indiferentes a tudo isso, estaríamos cegos e alheios ao que nos rodeia, como um a carrinho a quem alguém deu corda e depois largou numa mesa. No fundo creio que agimos sempre de acordo com aquilo que somos, mas é precisamente que varia (e felizmente na minha opinião) constantemente.